Software Livre

Introdução ao Software Livre.

O software livre nasceu há aproximadamente três décadas, e foi desacreditado no seu início. Poucos experts da área apostavam no seu sucesso, mas com o passar dos anos, e o desenvolvimento de novas tecnologias e a ampliação das áreas de aplicação prática deste tipo de software, bem como a organização da produção, atualização e gerenciamento de software livre, possibilitou o crescimento contínuo no uso deste tipo de software, no interesse cada vez maior de profissionais para o seu desenvolvimento, bem como na valorização do mercado por estes profissionais, sendo o profissional envolvido bem como o software livre cada mais requisitado por organizações de todos os níveis. Órgãos governamentais também são grandes impulsionadores e estimuladores para uso de software livre.O software livre atualmente vem sendo uma grande aposta dos desenvolvedores de software. Cada vez ganhando mercado, ainda carece de maior envolvimento da massa de programadores e administradores de sistema, para uma maior difusão entre a comunidade informática.

O início.

O software livre foi criado no início da década de 80, por Richard Stallman, pesquisador do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT.A idéia, em princípio, de que diversas pessoas poderiam “colaborar” com o desenvolvimento do software livre, tendo acesso ao seu código fonte e o manipulando, sugerindo e realizando melhorias em seu funcionamento, na década de 80, era algo meio visionário. Poucos tinham conhecimento, tempo e interesse. Porêm os poucos desenvolvedores e colaboradores (hackers) permitiram a “sobrevivência” do software livre.Apôs passar por um inicio de muitas dificuldades, caracterizadas por poucas aceitações, e um baixo numero de adeptos, um grande fator foi decisivo para a alavancada do software livre: a economia. Economicamente o software livre se tornou atrativo para muitas empresas, e o aumento de sua usabilidade abriu campo para a atuação dos profissionais de TI, e outros profissionais simpatizantes até então, que acabaram vendo no software livre diversas possibilidades e oportunidades de um novo nicho de mercado promissor. Contudo novos profissionais, impulsionados pelo atrativo de novos empregos, novas rendas, e como soluções complementares, começaram a migrar e focar suas atenções em uma nova linha de desenvolvimento, assim o software livre teve um acréscimo considerável em seu crescimento, graças ao grande numero de profissionais que começaram a desenvolver sistemas livres, e focar suas atenções na construção e  aperfeiçoamento de seus códigos fonte, aumentando não só o número de programas rodando na plataforma open source (“software livre” em inglês), mas diversificando a oferta de tipos de programas (servidores, banco de dados, aplicações desktop) e também a criação de diversos outros tipos de programas, inclusive concorrentes a softwares proprietários, abrindo para o usuario possibilidades diversas para escolher:Entre software proprietário ou por software livre.

Conceito.

O que é software livre?

Primeiramente devemos pensar em software livre como uma questão de liberdade, não de preço ou gratuidade. Para entender o conceito, você deve pensar em liberdade no sentido de “liberdade de expressão”.Portanto neste sentido podemos definir sofware Livre como: Qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.

– Entendendo um pouco mais sobre as quatro liberdades.

  • A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito.
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo a suas necessidades.Portanto o acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
  • A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Filosofia.

A filosofia do Software Livre, encontra as suas raízes na livre troca de conhecimentos e de pensamentos que podem tradicionalmente ser encontrada no campo científico. Tal como as ideias, os programas de computador não são tangíveis e podem ser copiados sem perda. A sua distribuição é a base de um processo de evolução que alimenta o desenvolvimento do pensamento.

Principais vantagens na utilização do Software Livre.

– Redução  de custos

– Cada vez que a rede Publica adquire programas de computador , uma enorme quantidade de dinheiro publico é gasto com o pagamentode licenças ás empresas proprietarias destes programas.Com o Software Livre , o dinheiro público poderá ser empregado em áreas de interesse social, como programas de inclusão digital e de desenvolvimento tecnologico.

– Liberdade e Segurança

– O acesso irrestrito ao código-fonte do programa traz para a administração publica não só a vantagem de ter maior liberdade de utilização, modificação e distribuição, mas também maior transparência e segurança.

– Vantágens Técnicas

– O Software Livre facilita o prolongamento da vida útil dos computadores.Atualmente, a cada dois anos, em media, as pessoas e organizações têm que trocar seus programas proprietarios por versôes mais atualizadas. Tais trocas, muitas vezes, requerem troca de componentes que acabam onerando os cofres públicos.

– Desenvolvimento Tecnológico

– O Software Livre na administração pública significa maior autonomia tecnologica e evolução cientifica.É também uma importante contribuição ao desenvolvimento economico regional, incentivando a criação de pequenas empresas voltadas para produção, desenvolvimentoe suporte de programas livres.

Símbolo

GNU – “gnu não é unix”.

Também conhecido como boi cavalo, o gnu habita uma grande região que vai da zona central do continente africano até ao extremo sul do mesmo.É um dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras, que durante dezenas de anos martirizaram esta zona, conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.

GNU - "Gnu não é unix"

O Gnu é um animal indomesticável, sinonimo de liberdade e despreendimento, se tornou símbolo do software livre devido suas caracteristicas e resistências a toda e qualquer forma de domesticação.

Deixe um comentário