S.O Linux

Linux é o termo utilizado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux.Foi desenvolvido pelo Finlanês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix.O seu código fonte está disponível sob licença GPL (Licença Pública Geral), dando aos seus usuários possibilidades para implementar quaisquer modificações.

Historia.

O Kernel Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, que desenvolvia trabalho para o Departamento de ciência da computação da Universidade de Helsinki, na Finlandia.Linus contou com a colaboração de vários programadores voluntários, que ajudou no desenvolvimento através da Usenet (tipo de lista de discussão existente para aquele momento).
No inicio o projeto teve um seguimento particular, inspirado pelo seu envolvimento no Minix, um pequeno sistema Unix, desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum.Logo após determinado tempo de estudos e pesquisas, Linus fez um tipo de convocação para desenvolvedores e adeptos do Minix.(mensagem segundo linus Torvalds).

“Você suspira pelos bons tempos do Minix-1.1, quando os homens eram homens e escreviam seus próprios “device drivers”?[nota 1] Você está sem um bom projecto em mãos e deseja trabalhar num S.O. que possa modificar de acordo com as suas necessidades? Acha frustrante quando tudo funciona no Minix? Chega de noite ao computador para conseguir que os programas funcionem? Então esta mensagem pode ser exactamente para você. Como eu mencionei há um mês atrás, estou trabalhando numa versão independente de um S.O. similar ao Minix para computadores AT-386. Ele está, finalmente, próximo do estado em que poderá ser utilizado (embora possa não ser o que você espera), e eu estou disposto a disponibilizar o código-fonte para ampla distribuição. Ele está na versão 0.02… contudo eu tive sucesso ao executar bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compressão etc. nele.”

O nome Linux foi criado por Ari Lemmke, que deu esse nome á um diretório FTP onde o Kernel Linux estava inicialmente disponivel.Linus tinha batizado o sistema inicialmente como (Freax).No dia 05 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão do Kernel Linux, versão 0.02, recebendo o auxilio de muitos programadores que vem colaborando no desenvolvimento do sistema operacional, caracterizando-o como o sistema que mais cresce em todo mundo. O Linux é um sistema que atende a diversos tipos de usuarios, do nível básico ao mais avançado possível.

Termos de Licenciamento.

Atualmente o Linux esta sob a licença GNU General Public License.Essa licença permite a todos os adeptos de sistemas livres, a liberdade para:Copiar, modificar, estudar e distribuir todo e qualquer software que estiver sobre a licensa GPL

O simbolo do Linux.

Introdução.

Quando se pensa em Linux, automaticamente nos vem a imagem de um pinguin.Poís é, isto mesmo um Pinguim!Este animalzinho de lados arredondados chamado tux acabou virando símbolo do GNU/Linux.De acordo com algumas pesquisas, estudos e relatos irei apresentar alguns dados historicos que explicam quando e como o Pinguim/Tux virou mascote do Linux.

A história do Tux

Segundo à historia, em uma lista de discussão Linux-Kernel alguns integrantes estavam discutindo a necessidade de se criar um logotipo ou mascote para representar o GNU/Linux. E algumas sugestões surgiram em forma de confronto ao logotipo do Windows, e outros eram animais lendarios de aparencia agressivas, como tubarões e águias. A discussão chegou ao fim quando Linus Torvalds entra no debate, declarando em uma mensagem que gostava muito de pingüins. Isso foi o suficiente para dar fim à discussão.

Depois desta afirmação de Linus, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso para que a imagem de um pingüim servisse aos propósitos do Linux, até que alguém sugeriu a figura de um “pingüim sustentando o mundo”. Em resposta, Linus Torvalds declarou que achava interessante que esse pingüim tivesse uma imagem simples: um pingüim “gordinho” e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer uma porção de peixes. Torvalds também não achava atraente a idéia de algo agressivo, mas sim a idéia de um pingüim simpático, do tipo em que as crianças perguntam “mamãe, posso ter um desses também?”. Ainda, Torvalds também frisou que trabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações desse pingüim. Isso realmente acontece. Existem várias versões do Tux na internet.

Quando questionado sobre o porquê de pingüins, Linus Torvalds respondeu que não havia uma razão em especial, mas os achava engraçados e até citou que foi mordido por um “pingüim” na Austrália. Além disso, a possibilidade de criação de versões desse pingüim são enormes, dando as pessoas infinitas possibilidades de modificações, criando assim outros pinguins.

Diante dessa situação, um concurso foi proposto para a escolha de uma imagem ideal de pingüim e o desenho criado por Larry Ewing acabou sendo o escolhido. Ele o havia criado usando o programas GIMP.

Apoiando as intenções de criatividade, tão logo seu desenho foi escolhido, Larry Ewing autorizou o uso e mudanças na imagem, contanto que sua autoria (lewing@isc.tamu.edu) e o uso do GIMP sejam mencionados no caso de alguém perguntar. As imagens abaixo mostram a evolução do desenho.

Simbolo do GNU/Linux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s